Band Vale

Polícia Ambiental resgata arara em situação de maus-tratos em Caraguatatuba

A espécie da ave se encontra em potencial de extinção e o dono foi multado em 11 mil reais

Redação Band Vale

Polícia Ambiental resgata arara em situação de maus-tratos em Caraguatatuba
Polícia Ambiental resgata arara em situação de maus-tratos em Caraguatatuba
Divulgação/ Polícia Ambiental

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental resgatou uma arara em situação de maus-tratos nesta segunda-feira (20), em Caraguatatuba.

De acordo com a polícia, a Arara era mantida em gaiola pequena e sem poleiros, o que impossibilitava sua movimentação, descanso e alimentação, permanecendo em local confinado e com pouca ventilação. 

O responsável pelo animal confessou que não tinha autorização ou qualquer documento legal para manter a ave silvestre em cativeiro, informando que o antigo dono da residência era o proprietário e deixou a ave no local. 

A equipe conduziu a arara ao Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, onde o veterinário responsável constatou a situação de maus-tratos. Ainda foi constatado um corte irregular das penas da arara, que configura a mutilação do animal. 

A ave da raça Arara-candindé, encontra-se em potencial risco de extinção, constando com vulnerável na lista do CITES (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção). 

O homem foi autuado por ter em cativeiro espécie nativa em risco de extinção e maus-tratos, com multa no valor de R$11.000,00. A ave será destina ao órgão competente para receber os cuidados necessários. 

Tópicos relacionados