A Seccional da Polícia Civil de São José dos Campos está monitorando boatos de ataques em ao menos seis escolas da cidade. Segundo a polícia, as ameaças são direcionadas a diretores, e incluem mensagens escritas em portas e paredes de unidades de ensino, além de áudios divulgados em grupos de mensagens e redes sociais.
A Polícia Militar informou que a segurança de todas as escolas foi reforçada, por meio das rondas escolares na entrada e saída dos alunos. A onda de boatos começou a ser investigada há cerca de três semanas, quando uma agência de inteligência dos Estados Unidos identificou uma conversa a respeito de atentado em escola de São José e Caçapava.
Na semana passada, a Operação Krampus, da Polícia Civil, identificou dois adolescentes responsáveis por supostas ameaças em uma escola da região do Monte Castelo. Os policiais apreenderam dois aparelhos celulares e três facas com os adolescentes que foram conduzidos à delegacia, onde prestaram depoimentos e foram liberados.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitou, no último domingo (09), a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas de todo o país.
Por meio de nota, o Ministério da Justiça afirmou que tanto conteúdos como autores estão sob investigação. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão no domingo e nesta segunda-feira (10), resultando na apreensão de sete armas, além de um suspeito.