A Polícia Federal indiciou no último sábado (30), o prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga (PSD), por peculato, crime praticado por um servidor público contra a administração. O prefeito é investigado por usar uma van da secretaria de saúde para viajar para Bahia no carnaval.
O prefeito foi preso em flagrante no domingo após o carnaval, usando um carro oficial para voltar da viagem. Segundo informações da PF, o prefeito estaria acompanhado da esposa e de mais três casais, voltando do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Relembre o caso
O prefeito de São José do Barreiro foi detido pela Polícia Federal, no dia 19 de fevereiro, em Pindamonhangaba. Lê Braga estava acompanhado da esposa e de mais três casais, em uma van da Secretaria de Saúde da cidade, voltando do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O carro foi abordado pela PF, em uma operação no pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba. O prefeito e os integrantes que o acompanhavam estavam vestindo abadás.
A audiência de custódia do prefeito foi realizada na tarde do dia 20, por volta das 14h, no Fórum de Guaratinguetá. Como a audiência foi por carta de ordem, o juiz de primeira instância não decidiu sobre a prisão ou a soltura dele.
No dia 22 do mesmo mês, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) expediu um alvará que concedeu liberdade provisória ao prefeito. A cidade ficou mais de uma semana sem chefe do executivo, até que Lê Braga reassumiu o posto.