Band Vale

Por falta de peças, GM de São José dos Campos confirma que pode suspender um turno da área de produção da S10

Layoff pode suspender contratos de até 1200 trabalhadores

Redação Band Vale

General Motors planeja suspender um turno da produção da S10, em São José dos Campos
General Motors planeja suspender um turno da produção da S10, em São José dos Campos
Divulgação/General Motors (GM)

A General Motors de São José dos Campos, confirmou que pretende suspender um turno da área de produção da S10. 

A medida pode levar à suspensão de contratos de até 1.200 trabalhadores, por meio de layoff. Segundo a montadora, os problemas estão relacionados à falta de semicondutores no mercado mundial. 

Em nota, a GM explicou que “a cadeia de suprimentos da indústria automotiva tem sido impactada globalmente pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida do que o esperado”.

Ainda de acordo com a empresa, o problema vai afetar de forma temporária o cronograma de produção na fábrica de São José dos Campos e será preciso reduzir a produção para um turno. A paralisação deve durar entre dois e cinco meses. 

A área de produção das caminhonetes S10 tem dois turnos, num total de 2.200 trabalhadores. 

Assembleia na GM

Em assembleia do Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos com os trabalhadores do primeiro turno, nesta terça-feira (26), a categoria decidiu que só aceitará acordo de flexibilização de direitos se vier condicionado à estabilidade no emprego para todos e efetivação dos temporários. Na entrada do segundo turno, às 14h20, haverá uma nova assembleia.

Hoje, ainda segundo o sindicato, além dos 3.800 trabalhadores diretos, há outros 350 em regime temporário, com contratos que seriam encerrados em novembro.

Caso o acordo seja aprovado, o layoff começaria a partir da segunda semana de novembro, com duração de dois a cinco meses. 

Uma nova reunião acontecerá entre o sindicato e a GM, nesta quarta-feira (27), às 9h, na fábrica. 

Tópicos relacionados