Postos de saúdes sofrem interrupção após atraso de salários em Taubaté

Com o pagamento de parte dos valores atrasados nesta terça-feira, a Prefeitura espera que os procedimentos de saúde normalizem

Redação Band Vale

Postos de saúdes sofrem interrupção após atraso de salários em Taubaté
Postos de saúdes sofrem interrupção após atraso de salários em Taubaté
Divulgação/ PMT

Após alguns procedimentos de saúde sofreram interrupções em Taubaté devido aos atrasos dos salários dos profissionais da área, a Prefeitura realizou um repasse nesta terça-feira (11). A Band Vale esteve no Hospital Municipal, o HMUT, e confirmou as paralisações nos serviços.

Com o objetivo de chegar a um acordo e evitar a paralisação dos serviços essenciais, a Prefeitura se reuniu com as entidades envolvidas nesta terça-feira (11). O secretário de finanças, Marco Antônio Campos, participou de uma entrevista exclusiva ao programa Vale urgente, da TV Band Vale (Confira no final da notícia), e explicou que após a reunião alguns valores atrasados foram repassados ao HMUT e às OSS (Organizações Sociais de Saúde).

Os repasses na área de saúde já atrasam há alguns meses em Taubaté. O secretário, que assumiu o cargo neste mês, afirma que está apurando os gastos em aberto tanto da atual quanto da antiga gestão municipal.

Com o pagamento de parte dos valores atrasados nesta terça-feira, a Prefeitura espera que os procedimentos de saúde normalizem no município e que a população não seja mais prejudicada com a falta de consultas.

Outro local que vem atrasando os pagamentos é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região central. Uma técnica de enfermagem que prefere não se identificar trabalha no local há 9 meses e contou à Band Vale que desde abril o salário está atrasado.

O salário antigamente caía todo quinto dia útil, o que não acontece mais. Uma outra enfermeira que também preferiu não se identificar contou para a nossa reportagem que, devido aos atrasos, já deixou de comprar algumas coisas dentro de casa.

Além do pagamento atrasado, os profissionais da saúde trabalham sem os equipamentos necessários. A técnica de enfermagem conta ainda que muitas vezes é necessário providenciar os materiais do próprio bolso.

CPI em andamento 

Vale destacar que há uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em andamento na Câmara Municipal para investigar as terceirizações na área da saúde em Taubaté, incluindo o contrato com a IESP, o Instituto de Excelência em Saúde Pública, que administra as unidades de pronto-atendimento. Os valores salários atrasados não foram informados pela prefeitura.

Confira a entrevista do secretário de finanças no programa Vale Urgente:

Mais notícias

Carregar mais