Band Vale

Prefeitura de Campos do Jordão anuncia novo COI para reforçar a segurança

Serviço irá aumentar a segurança e oferecer maior tranquilidade aos moradores e visitantes da cidade

Redação Band Vale

Prefeitura de Campos do Jordão anuncia novo COI para reforçar a segurança
Divulgação

A Prefeitura de Campos do Jordão anunciou o início das operações do Novo Centro de Operações Integradas (COI), instalado no prédio da antiga Telefônica, um icônico edifício projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. O serviço vai começar a operar nesta quinta-feira (11).

Localizado em frente à estação ferroviária da Abernéssia, o COI foi projetado para integrar atividades de monitoramento e cercamento eletrônico, utilizando tecnologia de ponta para aumentar a segurança e oferecer maior tranquilidade aos moradores e visitantes da cidade.

O novo centro conta com mais de 50 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos de Campos do Jordão. Mais de um terço dessas câmeras estão dedicadas a cobrir áreas próximas a escolas e unidades de saúde, além de registrarem a movimentação nos principais pontos de circulação, entradas e saídas da cidade. Com essa estrutura, a cidade terá um controle mais eficiente das ocorrências, permitindo decisões rápidas e precisas para a gestão de emergências.

A localização privilegiada do COI e seus equipamentos de última geração possibilitam que informações sobre o fluxo e a quantidade de veículos que visitam Campos do Jordão, especialmente durante a alta temporada, sejam transmitidas em tempo real à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Esse avanço é crucial para melhorar o gerenciamento da segurança durante os períodos de maior movimento turístico.

Temporada de inverno

O anúncio do início das operações do COI ocorreu durante a temporada de inverno, que também contou com o reforço de cerca de 300 policiais militares na cidade. Esses agentes foram designados para aumentar a segurança em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, com cada uma dessas últimas cidades recebendo três novas viaturas.

A Polícia Militar estima que Campos do Jordão possa receber até 2 milhões de turistas durante a temporada de inverno, em parte devido à migração de visitantes que normalmente frequentam cidades do Rio Grande do Sul, atualmente afetadas por chuvas intensas. A Operação Inverno, que terá duração de 30 dias, focará principalmente nos crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, que tendem a aumentar com o maior número de pessoas circulando.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais