
A Prefeitura de Ilhabela, informou nesta sexta-feira (14), que aplicou uma multa a Sabesp em R$ 500 mil, devido a um vazamento de esgoto. A gestão municipal alega que a água contaminada contaminou uma praia da cidade.
Segundo a Prefeitura, o incidente ocorreu no dia 9 de fevereiro, na Estação Elevatória Santos Dumont, localizada em frente ao Píer do Engenho D’Água, que atende diversos bairros da Vila - centro histórico da cidade. O esgoto foi lançado na rua e acabou sendo escoado para a Praia do Engenho D’Água, atingindo a areia e o mar.
Ainda de acordo com a gestão municipal, agentes do município constataram que a bomba da estação elevatória estava quebrada, assim como a bomba reserva, que deveria ter sido acionada para evitar a falha do sistema.
A cidade informa ainda, que a situação se agravou com o transbordamento em outros dois pontos próximos, onde o esgoto atingiu bueiros de drenagem pluvial e alcançou a praia.
A Sabesp foi procurada pela reportagem e informou, por meio de nota, que “o reparo foi executado assim que identificado. A Companhia mantém diálogo permanente com o município e tem um pacote de investimentos em coleta e tratamento de esgoto de mais de R$ 240 milhões em Ilhabela.