A prefeitura de Pindamonhangaba emitiu, nesta quarta-feira (10), um alerta à população sobre a presença de escorpiões em algumas áreas do município. Segundo estudos do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Governo do Estado, nos últimos anos, o número de acidentes por escorpião triplicou em São Paulo.
De acordo com a Prefeitura, com as ações realizadas desde 2020, a Vigilância Epidemiológica está conseguindo controlar o número de notificações e para manter os números em baixa está reforçando as ações preventivas e de conscientização.
Conforme dados da Vigilância local somente neste ano, até o dia 8 de agosto, foram notificados 55 casos de acidentes com escorpiões. O número mantém a tendência de queda, tendo em vista que em 2021 foram 101 casos, e em 2020 o número fechou em 115.
A Prefeitura também apontou que durante o mesmo período, não houve registro de óbitos em acidentes com escorpião na cidade. Confira o número de Acidentes com Escorpião nos últimos anos:
- 2022- 55 (até 8 de agosto)
- 2021- 101
- 2020- 115
- 2019- 132
- 2018- 149
Campanha de prevenção
A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza a campanha “Com escorpião não se brinca: prevenção de acidentes e socorro rápido” com ações preventivas com vídeos e palestras nas escolas e também com visita de equipe em locais onde se constata os acidentes.
Segundo o Chefe de Divisão de Zoonoses, Ricardo Costa Manso, a busca ativa de escorpiões é realizada em áreas sabidamente infestadas ou com ocorrência de acidentes:
“Estamos entrando agora num período crítico em que a série histórica das avaliações epidemiológicas demonstra que os níveis de infestação começam a se elevar no mês de julho, época de reprodução, com pico maior de ocorrências de acidentes no mês de novembro”, alertou Ricardo.
O crescimento desordenado dos centros urbanos tem propiciado condições cada vez mais favoráveis à instalação e proliferação desses animais junto às habitações. Segundo Ricardo, o foco da campanha está sendo as crianças, que necessitam de atenção redobrada.
“Em caso de acidente com criança a orientação é que seja encaminhada ao Pronto Socorro que o Ponto Estratégico que mantém soro antiescorpionico assim como outros soros de tratamento a acidentes com animais peçonhentos. Esse atendimento tem que ser realizado com a máxima urgência possível”, afirmou.
Para outras informações, a Prefeitura alerta que o munícipe pode fazer contato através do aplicativo E Ouve, ou pelo telefone 3648-1440 ou mesmo pelo email dengue@pindamonhangaba.sp.gov.br.