Prefeitura de São José assume coleta de lixo após problemas com empresa

Beta Ambiental afirma que tentou reequilíbrio-econômico financeiro com a Prefeitura, que não respeitou prazo de análise ao pedido

Redação Band Vale

Prefeitura de São José assume coleta de lixo após problemas com empresa
Prefeitura de São José assume coleta de lixo após problemas com empresa
Reprodução/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou uma intervenção na coleta de lixo orgânico da cidade. Em um vídeo publicado na manhã desta quinta-feira (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) informou que decidiu romper o contrato com a empresa responsável pela operação após problemas constantes.

De acordo com o prefeito, a administração pediu na Justiça a rescisão do contrato com a empresa terceirizada. Ele garantiu que os salários dos funcionários serão pagos normalmente. A decisão acontece após diversas paralisações na coleta de lixo no município.

No vídeo, o prefeito afirma ainda que recentemente a empresa foi autuada diversas vezes por descumprimento do contrato.

A partir de agora, a coleta orgânica ficará sob responsabilidade da Prefeitura e da Urbam (Urbanizadora Municipal), que já faz a coleta seletiva na cidade.

A Prefeitura informou que só vai se posicionar oficialmente depois que sair a decisão judicial.

Veja o vídeo:

O que diz a empresa

Em nota, a Beta Ambiental, empresa que até então realizava o serviço, confirmou o encerramento do contrato.

De acordo com a empresa, a Prefeitura não está respeitando “nenhum prazo de análise ao pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de coleta domiciliar”.

A empresa afirma que já havia pedido reequilíbrio em novembro de 2022, o qual foi negado em março de 2023. Em agosto de 2023, foi cancelado unilateralmente a prestação de serviços no distrito de São Francisco Xavier, evento no qual a prefeitura não respondeu ao ofício da empresa solicitando que a administração arcasse com os custos de desmobilização.

Em novembro de 2023, foi solicitado novo pedido de reequilíbrio.

A Beta Ambiental afirmou ainda que já acumula mais de R$ 10 milhões de prejuízo, arcando ao longo de 18 meses com despesas mensais superiores a receita do contrato. Por isso, seria inviável a continuidade da prestação dos serviços.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de São José dos Campos informa que manterá a intervenção administrativa na Beta Ambiental para que os serviços de coleta orgânica sejam mantidos para a população. A Prefeitura também manterá o compromisso de pagar os salários de todos os funcionários.

Decisão judicial

A Prefeitura esclarece que a empresa de forma oportunista e sabendo que iríamos tomar uma atitude decisiva, encaminhou um ofício no final do expediente de ontem (6) impondo a imediata rescisão do contrato de forma unilateral.

A Prefeitura então recorreu à Justiça para anular essa rescisão para que os funcionários não fossem demitidos e os caminhões não deixassem a cidade. A Justiça concedeu essa liminar.

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