Prefeitura de São José leva vacinação até escolas para ampliar imunização

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano de idade está baixa

Redação Band Vale

Prefeitura de São José leva vacinação até escolas para ampliar imunização Divulgação/ Prefeitura de São José
Prefeitura de São José leva vacinação até escolas para ampliar imunização
Divulgação/ Prefeitura de São José

A Prefeitura de São José dos Campos vai levar a vacinação de rotina para cinco escolas municipais de ensino infantil. Nesta quinta-feira (8), a vacinação acontece no NEI Vila Paiva, na região norte da cidade, das 11h às 15h. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, atualizando as carteirinhas de vacinação e, consequentemente, proteger a saúde das crianças com idade até 5 anos contra doenças como hepatite, poliomielite, meningite, sarampo, caxumba, entre outras.

O projeto-piloto de multivacinação selecionou escolas de todas as regiões do município. Os pais foram convidados a apresentar previamente a carteirinha de vacinação dos seus filhos para conferência da equipe de saúde. Após a verificação das doses em atraso, a data da vacinação nas escolas foi agendada e os pais comunicados para levar os filhos e acompanhar o processo.

A estratégia foi oferecer a vacinação no horário de saída das crianças que estudam no período da manhã e na entrada dos alunos da tarde, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. Também foram disponibilizadas vacinas contra a covid-19 e Influenza.

Participam da ação as seguintes escolas: Emei Prof.ª Maria José Guido Brogliato Freire (Jardim Colonial), Emei Profª Ana Lúcia de Castro Micheleto (Residencial Tatetuba), Emei Profª Elza Ferreira Rahal (Vila Maria) e Emei Profª Lourdes de Oliveira Mendes (Jardim Pararangaba).

Cobertura vacinal baixa

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano de idade está baixa. Vacinas como Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), Pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta), meningo C, Rotavírus, Pneumo 10 e Pólio VIP não atingiram os 70%, quando a meta é de 90% para Rotavírus e 95% para as demais.

“É muito importante que os pais ou responsáveis aproveitem este momento de férias escolares que se aproxima para ir até uma UBS para verificar a carteirinha de vacinação das crianças, para evitar que doenças como poliomielite voltem ao nosso dia a dia. A imunização ainda é a nossa melhor forma de prevenção”, afirma Tereza Cardoso, chefe de Vigilância Epidemiológica.

Cobertura vacinal de crianças até 1 ano em 2022
BCG: 82%
Meningo C: 54%
Pentavalente: 68%
Pneumo 10: 64%
Polio VIP: 64%
Rotavirus: 61%
Tríplice Viral (1ª dose): 72%
Tríplice Viral (2ª dose): 51%

Mais notícias

Carregar mais