Band Vale

Prefeitura de Taubaté anuncia inauguração de hospital veterinário público

Outras cidades da região já contam com serviço de veterinário gratuito para os bichinhos de estimação

Redação Band Vale

Taubaté anuncia inauguração de hospital veterinário público
Taubaté anuncia inauguração de hospital veterinário público
Divulgação/ Luciana Myashiro (Rio Vet)

A Prefeitura de Taubaté anunciou a inauguração de um hospital veterinário público na cidade. A inauguração será no dia 28 de maio e os atendimentos irão começar no dia 30 de maio. Outras cidades da região já contam com serviço de veterinário gratuito para os bichinhos de estimação.

A estrutura do espaço está localizada na Avenida Juscelino Kubistchek, 214. O hospital terá funcionamento de segunda à sexta-feira, com foco em atendimentos de urgência e emergência para cães e gatos que seus tutores residam em Taubaté. A prioridade das consultas e procedimentos será para famílias de baixa renda e animais que sejam acolhidos por ONGs.

Serão realizadas 420 consultas clínicas por mês, outras 100 consultas de especialidades, além de exames como raios-X, ultrassons e laboratoriais. Para consultas, serão distribuídas 20 senhas por dia para atendimentos de urgência e emergência.

No hospital também serão realizadas diversas cirurgias, além da implantação do Samu Animal, que vai atender as demandas dos animais abandonados em situação de risco ou que tenham sofrido algum tipo de acidente.

São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos passou a contar com um hospital público veterinário, viabilizado por meio de um convênio com a Univap para atender pets cujos os tutores encontrem-se em situação de vulnerabilidade social ou atuem como protetores de animais.

O hospital público veterinário vai funcionar das 8h às 17h, Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova, Bloco 9, onde já funciona o hospital escola da Universidade. Serão oferecidos procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnóstico para cães e gatos, gratuitamente, realizados mediante agendamento via 156, sempre as segundas-feiras, a partir das 8h. 

O hospital dispõe de uma infraestrutura com 6 consultórios para atendimento clínico, dentre os quais um específico para atendimento de felinos e um para atendimento de animais com suspeita de doenças infecciosa, além de dois centro cirúrgicos para realização de diferentes tipos de cirurgias, com um setor especializado para diagnósticos por imagem e laboratório de análise clínicas.

Ilhabela

A cidade de Ilhabela conta com o CRA (Centro de Referência Animal de Ilhabela), que conta com serviços gratuitos de castração, serviços periódicos de consulta, vermifugação, vacinação e microchipagem.

A Prefeitura dará início nesta quinta-feira (19) ao Projeto Integração com as ações de “Terapia Assistida por Animais – TAA” e a “Atividade Assistida por Animais – AAA”, no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior.

O projeto consiste na visita monitorada de cães no ambiente da internação hospitalar, para contato com paciente previamente selecionados. Os animais são submetidos a uma rigorosa avaliação comportamental, de padrão internacional, cuja finalidade é examinar com atenção as reações dos pets para adequação nas atividades.

Tópicos relacionados