No primeiro fim de semana do decreto estadual que impõe a restrição de circulação durante a madrugada, a Prefeitura de São José dos Campos fechou 44 adegas e bares por descumprimento da regra. Outros 25 estabelecimentos comerciais receberam multas por irregularidades e aglomerações.
O valor inicial da multa é de 5 mil reais. No caso de reincidência, o valor dobra. No trânsito mais de 200 multas foram aplicadas por irregularidades e som alto, e duas pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante.
Desde sexta-feira (26), em todo o estado está proibida a circulação de pessoas de onze da noite até cinco da manhã. A regra não se aplica apenas ao transporte público e serviços essenciais.
Ainda em São José dos Campos, antes do decreto estadual, a Prefeitura já mantinha uma força tarefa aos fins de semana e feriados para evitar aglomerações e ‘pancadões’ durante a pandemia. No trânsito, uma das medidas para coibir os fluxos, foi a instalação de placas de proibido estacionar.
No Bairro Urbanova, região oeste da cidade, cerca de cem placas foram instaladas na última sexta-feira (26). Os pontos escolhidos já são conhecidos pelas forças de segurança do município, pela maior incidência de ‘pancadões’.
Ainda na região oeste, placas serão instaladas no Limoeiro, Jardim Aquarius, Nova América e na Vila Santa Rita. Na região leste, na Vila Tatetuba, Vila Tesouro e Jardim São José II. Na região sudeste, no Bairro Setville; na região Sul, no bairro Campo dos Alemães, Dom Pedro I, Jardim Imperial e na região norte no Altos de Santana e Santana.