Presidente da Embraer assume como CEO da Eve Air Mobility

Nova liderança de Serviços & Suporte será anunciada nas próximas semanas

Redação Band Vale

Presidente da Embraer assume como CEO da Eve Air Mobility
Embraer anuncia que carro voador será produzido em Taubaté
Embraer

A Embraer anunciou, nesta segunda-feira (31), que Johann Bordais deixará o cargo de Presidente e CEO da Embraer para assumir como CEO da Eve Air Mobility a partir de 1º de setembro.

“Agradeço muito ao Johann pela liderança excepcional, foco incansável na experiência do cliente e excelentes resultados alcançados em seus 23 anos dedicados à área de serviços e suporte da Embraer”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Tenho certeza de que ele irá adicionar muito valor ao time da Eve nessa nova fase da companhia e consolidar a Eve como uma das líderes do novo setor de mobilidade aérea urbana.”

Na Embraer desde 2000, Bordais teve o papel de transformar a área de serviços em um negócio global, de alto crescimento e lucratividade. Na sua gestão, Serviços & Suporte se tornou a área mais lucrativa e maior crescimento da empresa.

Desde a criação da unidade de Serviços & Suporte em 2016, Bordais foi responsável por integrar as diversas atividades de serviços, estruturar uma rede global de suporte e fornecer um amplo portfólio de soluções para clientes de Aviação Comercial e Aviação Executiva e Defesa.

“Tem sido um privilégio liderar a área de Serviços & Suporte desde a sua criação e estou muito orgulhoso do que nós da Embraer conquistamos ao longo desses anos”, disse Johann Bordais. “Este é um momento especial para estar na Eve e estou entusiasmado em fazer parte desta equipe super qualificada, focada em oferecer um novo modo de transporte eficaz e sustentável”.

 Johann Bordais assumirá como CEO da Eve Air Mobility

 

“Carro voador” 

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram, em julho, que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), conhecidas como “carros voadores”, será instalada em Taubaté. Os primeiros modelos vão sair de fábrica em 2026. 

O anúncio foi feito na data do aniversário de 150 anos de Santos Dumont. A planta industrial será situada em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita a aprovação final das autoridades.

O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística", disse André Stein, co-CEO da Eve. "Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade."

"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. "Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor."

Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL. Desde então, as empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

"Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora. Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL. Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento", acrescentou Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.

Mais notícias

Carregar mais