Procon de Caraguatatuba dá dicas de compras na “Black Friday”

Data é marcada pelos descontos e é a penúltima mais importante para o comércio antes do Natal

Redação Band Vale

Cartaz anunciando promoções da “Black Friday” Luis Gava/PMC
Cartaz anunciando promoções da “Black Friday”
Luis Gava/PMC

A Black Friday, de cultura americana e incorporada ao mercado brasileiro, ocorre nesta sexta-feira (25) e será marcada por descontos generosos em diversos tipos de produtos e serviços. A data é a penúltima importante para o comércio antes do Natal. 

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba orienta os consumidores a fugir das “pegadinhas” e dos golpes de supostas ofertas da Black Friday. O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que algumas lojas fazem uma espécie de esquenta com as ofertas desde o início de novembro.

“A data é esperada o ano todo por ter bons descontos e promoções, mas antes do dia oficial algumas empresas dão ‘spoilers’ do que os consumidores podem esperar. Por outro lado, os cibercriminosos aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Então, como se proteger e garantir a segurança durante suas compras nesse período? Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair em armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, recomenda.

De acordo com Moreira, as mercadorias mais procuradas na Black Friday são TVs e smartphones. “Pesquise o produto escolhido, suas características, preço, qualidade, durabilidade, se possui assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. Cuidado para não comprar ‘gato por lebre’ ou pagar a metade do dobro do preço!” enfatiza. “Ao decidir qual produto irá comprar, pesquise o preço médio de mercado com antecedência, certifique-se de que, realmente, o preço se trata de uma promoção real e não de um desconto ilusório. Não se aventure a comprar em sites internacionais, o barato pode sair caro. Inclusive, é preciso considerar os prazos de entrega e que os produtos importados poderão ser tributados ao entrar no território nacional”, reforça.

Moreira também chama atenção para levar em consideração nas compras virtuais os fornecedores mais conhecidos. “Mas pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e Ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física, ou seja, pela internet, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e jamais se iluda com preços extremamente menores que a média de preço daquele produto no mercado”, finaliza.

Mais notícias

Carregar mais