A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e bem-estar animal, deu início ao projeto Reflorestando Taubaté com a abertura de berços, adubação da terra e controle de formigas para o plantio inicial de 4.226 mudas de espécies arbóreas nativas da região em diversas áreas da cidade.
O objetivo é aumentar a cobertura vegetal e preservar áreas verdes do município visando à formação de florestas urbanas. A intenção é realizar o plantio de até 12.000 mil mudas de espécies arbóreas nativas, em diversas áreas do município, até o final de 2023.
Os locais contemplados, a princípio, foram os bairros campos Elíseos e Estoril, além do Parque do Itaim, que é uma unidade de conservação da natureza. Foram escolhidas mudas de pitangueira, uvaia, jabuticaba, cambuci, ipê, jacarandás, ingá, manacá, guaçatonga e quaresmeira.
As espécies foram selecionadas de acordo com a “lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo”, contemplando árvores nativas frutíferas, floríferas e melíferas, que desempenham um importante papel para a biodiversidade local, além de servirem como pomar urbano, produzindo frutos, e contribuírem para a estética da paisagem, bem como atração de polinizadores.