A morte do Bispo emérito da Diocese de Taubaté foi comentada por líderes religiosos de toda região. As informações são de Rauston Naves, do Vale Urgente.
Dom Antônio Afonso de Miranda morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 101 anos, após ficar internado em um hospital na cidade de Juiz de Fora.
O bispo mais velho do Brasil foi um dos incentivadores da criação da Comunidade católica Canção Nova. O monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade, lamentou a morte do amigo.
"Foi ele, que me apoiou, me inspirou, colocou em minhas mãos a Exortação Apostólica “EVANGELII NUNTIANDI” do Papa Paulo VI, me dizendo: “Comece com os jovens que é mais fácil”.
Dom Antônio, grande incentivador da minha Evangelização com os jovens, ao ponto de Deus inspirar a Missão da Canção pelos Meios de comunicação Social", publicou o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.
"Tantas vezes, nos últimos tempos, eu não tendo saúde, pedia e Dom Antônio, com sua idade toda e carinho sem igual, ia celebrar pra mim a Santa Missa na Casa João Paulo II. Depois, amava ficar comendo nossos pastéis, numa prosa deliciosa", lembrou Padre Marlon Múcio, fundador da Comunidade Missão Sede Santos.
"Foi o bispo que me ordenou sacerdote há 33 anos atrás, convivi muito com ele, pois nos primeiros cinco anos do exercício de ministério fui coordenador de pastoral na diocese.Ele me ensinou muito, era um homem sábio, tinha uma excelente oratória e simples, todos entendiam bem seu recado...
Sei que hoje ele é acolhido pela Mãe Aparecida no Céu e em paz", comentou Padre Afonso Lobato.
O sepultamento de Dom Antônio acontece nesta terça-feira (12), em Mercês(MG), terra natal do sacerdote.