RM Vale deve registrar calor intenso e pancadas de chuva nos próximos dias, alerta Defesa Civil

Temperaturas máximas podem atingir 34°C, trazendo sensação de tempo abafado, especialmente até quarta-feira (22)

Redação Band Vale

RM Vale deve registrar calor intenso e pancadas de chuva nos próximos dias, alerta Defesa Civil
Calor intenso no Vale do Paraíba
Agência Brasil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de calor intenso e pancadas de chuva típicas de verão nos próximos dias no Vale do Paraíba e região de São José dos Campos. As temperaturas máximas podem atingir 34°C, trazendo sensação de tempo abafado, especialmente até quarta-feira (22).

De acordo com o órgão, o início da semana será marcado por dias ensolarados e poucas nuvens pela manhã, com aumento da nebulosidade e maior incidência de chuvas generalizadas a partir de quarta-feira. As pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e, em casos isolados, granizo, exigem atenção redobrada, principalmente nas áreas mais vulneráveis e propensas a alagamentos.

Orientações para a população:

  • Hidratação constante durante o dia;
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Procurar locais sombreados e ventilados;
  • Preferir alimentos leves e frescos, como frutas e saladas;
  • Redobrar cuidados com crianças e idosos, mais suscetíveis aos efeitos do calor.

Além disso, a Defesa Civil reforça que as condições de temporais localizados podem causar transtornos em áreas com solo já encharcado. A recomendação é manter-se atento a comunicados oficiais e evitar locais de risco durante as chuvas.

Calor na região

De acordo com os dados das estações meteorológicas, as temperaturas e umidades registradas nesta tarde de segunda-feira (20/01/2025) em:

- Taubaté foi de 34,5°C e umidade mínima de 35%.

- São José dos Campos foi de 34°C e umidade mínima de (sem dado registrado).

- Caraguatatuba foi de 34,8°C e umidade mínima de 51%.

Mais notícias

Carregar mais