Band Vale

RM Vale fecha mês de fevereiro com saldo positivo na geração de emprego em 2024

Dados do Caged apontam que a região saiu de um saldo de 1.402 em janeiro para 4.994 em fevereiro

Redação Band Vale

Cinco cidades da região fecharam o mês com saldo negativo
Cinco cidades da região fecharam o mês com saldo negativo
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A região do Vale do Paraíba fechou o mês de fevereiro de 2024 com um saldo positivo na geração de empregos. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), publicados nesta quarta-feira (27), a região fechou o mês com saldo de 4.994 empregos

As cidades que se destacaram na geração de emprego ao longo do mês foram São José dos Campos, Taubaté e Tremembé. Em São José dos Campos o saldo foi de 1.627. Taubaté apresentou um saldo positivo de 956 vagas de emprego. Tremembé registrou o saldo de 547 postos de trabalhos.

Ainda de acordo com os dados do Caged, cinco cidades da região fecharam o mês com saldo negativo, são elas: Ilhabela (-52), Lagoinha (-5), Piquete (-1) São Sebastião (-2) e Ubatuba (-182).

O que é o Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, conhecido como Caged, é uma ferramenta essencial no monitoramento dos empregos formais no Brasil. Este sistema reúne dados fornecidos pelo governo federal, focando especificamente em trabalhadores que possuem carteira assinada, ou seja, aqueles que estão vinculados ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O preenchimento das informações no Caged é de responsabilidade das próprias empresas, que fornecem dados detalhados sobre suas movimentações de pessoal.

É importante destacar que, a partir de 2020, o uso exclusivo do sistema Caged foi substituído pelo eSocial. Todas as empresas passaram a ser obrigadas a declarar as movimentações de seus trabalhadores formais por meio do eSocial, uma plataforma eletrônica integrada que simplifica e centraliza informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Com essa mudança, a metodologia do Novo Caged incorpora dados provenientes dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.