Band Vale

Rodas de Conversa: a importância da troca de informações

Conectando ideias e construindo conexões, projeto tem destaque na região

Por Laboratório da Notícia

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Rodas de conversa
Banco de Imagens

Porque não transformar uma conversa do cotidiano em tratamento? A Roda de Conversa é uma tendência que vem sendo utilizada em empresas, hospitais e órgãos públicos. O tema, que se assimila à psicologia, foi assunto de estudos e implantação de projetos nas escolas e UBS`s da região.

 As rodas de conversas são espaços coletivos usados para a discussão e reflexão sobre diversos temas. Os participantes são convidados a se sentar em um círculo e compartilharem suas ideias, saberes e pensamentos através da conversa. Essa estratégia permite resgatar memórias, compartilhar experiências e se emocionar. 

O objetivo é estimular  a  construção da  autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da interação e da reflexão para a ação. A comunicação é um aspecto essencial para desenvolver a mente e entender nossas relações. 

A conversa e a escuta nos permitem ampliar o vocabulário, exercitar o cérebro e formar opiniões concretas. Quando conversamos com alguém, aprendemos a conhecer melhor a nós e aos outros, exercitamos a capacidade de expressar nossos sentimentos de uma forma mais sincera e de ouvir pensamentos e ideias divergentes das nossas.

A Assistente Social, Daniela Rejane de Sá, é responsável pelo projeto “Roda de Conversa” em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de São José dos Campos. “A ‘Roda de Conversa’ surgiu a partir da identificação da necessidade de um espaço de escuta e acolhimento, é uma forma de aproximar a população da UBS e compreender a importância da prevenção na saúde básica.” A assistente social diz ainda que “a iniciativa busca identificar e intervir em casos de violação de direitos e violência doméstica, contribuindo para a proteção da pessoa e a melhoria na qualidade de vida. Esse projeto promove o bem-estar e a promoção da saúde integral dos participantes.”

Os convidados são pacientes com dinâmicas familiares de média complexidade e que precisam de suporte emocional e um ambiente de escuta. Os pacientes são identificados por meio de consultas médicas e atendimentos realizados por agentes comunitários de saúde e outros profissionais que identificam a necessidade.

“Neste encontro temos combinados com o grupo, fazemos reflexão, os que se sentem à vontade partilham suas histórias, outros apenas ouvem. Preparamos dinâmicas que falam sobre a autoestima, qualidade de vida, saúde emocional, direitos sociais, encerrando sempre com a leitura de um texto, poema e uma proposta de atividade para realizarem em casa.”, afirma Daniela. “Percebemos que os pacientes saem mais leves após as reflexões. Ali é possível perceber quem necessita de atendimento individual, de um encaminhamento específico, de um atendimento familiar com a equipe. O paciente se conscientiza da importância da realização de tratamentos.”

Na UTI Neonatal do Hospital Municipal de São José, toda semana acontece a Roda Materna, uma reunião informal de conversa com os pais e a equipe multiprofissional para falar sobre diagnósticos e partilhar sentimentos. “É na Roda que a gente abre o coração, ouve outros pais e aprende com a psicóloga a controlar o estresse. Nesse encontro, dividimos amor e carinho com todos”, disse o pai de um bebê internado na unidade, que recebe muitas vezes prematuros e prematuros extremos.

Serviço: 

UBS Novo Horizonte
Toda última terça-feira do mês

UBS Majestic 
Toda última terça-feira do mês às 9h 

Por Júlia Maganin
Estagiária* - projeto sob supervisão de Nelson Gazolla MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.