Saiba quais são os principais direitos do consumidor

Em comemoração ao Dia do Consumidor, Importância da conscientização sobre os direitos do consumidor ganha destaque nesta data

Redação Band Vale

Saiba quais são os principais direitos do consumidor
Dia do Consumidor
Divulgação / Banco de Imagens

O Dia do Consumidor, comemorado dia 15 de março, não apenas marca uma ocasião para ofertas e descontos, mas também é um momento para relembrar os direitos que são garantidos por lei e devem ser protegidos em todas as interações de compra e venda.

Os consumidores da região desempenham um papel vital no mercado, impulsionando a demanda e influenciando as práticas comerciais. No entanto, para que essa relação seja equilibrada e justa, é fundamental que os mesmo estejam cientes de seus direitos.

De acordo com Michel Cury, advogado e Diretor Executivo da Rocket Lawyer LatAm, 

“o direito à reparação de danos é igualmente importante. Os consumidores devem ter recursos disponíveis caso algo dê errado com um produto ou serviço, de forma que possam receber compensação justa por danos ou prejuízos sofridos”, defende o advogado.

Para ajudar nas interações de compra e venda, Cury listou os cinco direitos mais  importantes do consumidor. Confiram!

Direito à informação: todo consumidor tem o direito fundamental de receber informações claras, precisas e completas sobre os produtos e serviços que está adquirindo. Isso inclui detalhes sobre preços, características, prazos de entrega e condições de pagamento. Os consumidores devem sentir-se capacitados a tomar decisões informadas.

Direito à segurança e qualidade: os consumidores têm o direito de adquirir produtos e serviços que atendam a padrões de qualidade e segurança. Qualquer produto defeituoso ou serviço inadequado deve ser prontamente substituído ou reembolsado, de acordo com as políticas de garantia e as leis vigentes. Caso não exista um produto idêntico para reposição, o cliente tem direito a outro produto de mesma qualidade do que foi comprado.

Direito à privacidade e proteção de dados: em um mundo cada vez mais digital, é fundamental que os consumidores tenham seus dados pessoais protegidos. As empresas são responsáveis por garantir a privacidade dos consumidores e devem obter consentimento explícito antes de coletar, usar ou compartilhar informações pessoais.

Direito à não discriminação: todos os consumidores têm o direito de serem tratados com igualdade e justiça, independentemente de sua origem, gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica pessoal. A discriminação de qualquer forma é inaceitável e deve ser combatida ativamente.

Direito relacionados a propagandas: os consumidores têm o direito de receber informações publicitárias precisas e não enganosas. As empresas não podem fazer afirmações falsas sobre seus produtos ou serviços, e devem cumprir as regulamentações relacionadas à publicidade.

É importante lembrar que, com boas práticas comerciais, o setor tende a ter melhores resultados. Segundo a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC), por exemplo, o Dia do Consumidor deste ano será 10% melhor que o do ano passado, evidenciando o otimismo no setor comercial local.

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