Mais de 3 mil detentos do regime semiaberto, presos nas unidades do Vale do Paraíba deixaram os presídios na manhã desta terça-feira (11) para “saidinha” temporária. Dentre eles, estão nomes conhecidos, como Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai.
Na região, os presos beneficiados incluem detentos das penitenciárias de Tremembé, São José dos Campos, Potim e Caraguatatuba. Esta é a segunda saída temporária do ano, proporcionando aos detentos uma oportunidade de se reintegrar temporariamente à sociedade e manter vínculos familiares e sociais.
O retorno dos detentos está marcado para 17 de junho. Aqueles que não retornarem no prazo estipulado serão considerados foragidos e perderão o benefício.
O Congresso derrubou vetos do presidente Lula (PT) e manteve o benefício da saída temporária para detentos em regime semiaberto apenas se for para cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior. Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a segunda saidinha do ano.
Ainda não foi informado se haverá as outras duas saídas temporárias do 2º semestre, que estavam previstas para ser do dia 17/9 a 23/9 e do dia 23/12/2024 a 3/1/2025.