O Santuário Nacional de Aparecida recebe nesta quarta-feira (10), a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
O evento começou às 7h, com a Missa com Laudes, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. Este ano, a programação será dividida em quatro sessões diárias, totalizando 27 ao longo das duas semanas.
O encontro reunirá os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja particular e outros 168 são bispos eméritos.
A pauta da 61ª Assembleia Geral da CNBB vai debater quatro temas prioritários: Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
O retiro espiritual dos bispos terá início também neste primeiro dia, às 16h, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.