São João de Petrolina se consolida entre os principais eventos juninos do Brasil

Caruaru e Campina Grande disputam há décadas o título da cidade com o maior São João do Brasil

Bandfy

São João de Petrolina se consolida entre os principais eventos juninos do Brasil
São João Petrolina
Divulgação

Nos últimos anos, contudo, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, passou a despontar como uma nova forte concorrente para o título de principal festa junina do País. Com um calendário mais enxuto, a cidade pernambucana aposta em concentrar grandes artistas de peso nacional em dez noites. A mistura de ritmos, que vai do forró tradicional ao axé e até à música eletrônica é outro atrativo que tem levado milhares de turistas a Petrolina. 

Em 2024, o São João de Petrolina levou nomes como Ana Castela, Wesley Safadão, Léo Santana, Gusttavo Lima, Alceu Valença, Alok, Jorge Matheus, Henrique e Juliano, Simone Mendes, João Gomes entre outros 50 artistas. A festa também aposta num ambiente bem decorado com direito a vila cenográfica, roda gigante, show de luzes, sonorização avançada e pirotecnia. 

Além de cantores e bandas consagradas, o São João petrolinense tem sido palco para um desfile de celebridades e políticos. De Nicole Bahls, a Jojo Toddynho até o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, o evento entrou definitivamente na rota obrigatória para a passagem de personalidades que costumam acompanhar grandes ciclos juninos Brasil afora. 

 A festa deve reunir mais de 900 mil pessoas até o encerramento no dia 24 de junho. Todos os hotéis da cidade estão lotados e a Prefeitura de Petrolina estima uma injeção de R$ 300 milhões na economia local. O evento tem sido, portanto, estratégico para o desenvolvimento do município com a geração de 16 mil empregos diretos e indiretos. “É nossa maior atividade cultural e turística. Além de movimentar a economia, o São João faz com que Petrolina seja vista pelo Brasil todo e potencialize a atração de novos negócios”, explica o prefeito da cidade, Simão Durando. 

Um dos visitantes da festa é o empresário paulistano Rodrigo Figueiredo, que trouxe a família pela primeira vez para conhecer o São João de Petrolina. “A festa em si é incrível. São três, quatro artistas grandes por noite. Mas também me impressionou a cidade, que é muito estruturada, confortável e bonita. É um oásis no Sertão do Nordeste”, elogiou o empresário que prometeu retornar em 2025.
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais