Band Vale

São José dos Campos confirma 4º caso de varíola dos macacos

Paciente confirmado foi um homem, morador da cidade que esteve recentemente em Pindamonhangaba

Redação Band Vale

São José dos Campos confirma 4º caso de varíola dos macacos
São José dos Campos confirma 4º caso de varíola dos macacos
iStock

São José dos Campos confirmou o 4º caso de varíola dos macacos nesta quarta-feira (3). Essa é a 6ª confirmação na região do Vale do Paraíba.

O paciente confirmado foi um homem, morador da cidade que viajou recentemente para Pindamonhangaba. Ele não precisou ficar internado e já teve alta, mas segue em isolamento domiciliar. 

O primeiro caso registrado no município aconteceu em 7 de julho, em um homem. Em 21 de julho, o segundo caso foi registrado em outro paciente do sexo masculino. Logo depois, em 29 de julho, uma mulher também foi diagnosticada. Em todos casos não houve necessidade de internação. Os pacientes cumpriram isolamento domiciliar e são monitorados pela Secretaria de Saúde de São José. 

A doença

Geralmente a doença é leve e não há tratamento específico. Ela pode começar com febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

O maior risco de gravidade é para pessoas imunossuprimidas, com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias

Para se prevenir, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

Tópicos relacionados