Band Vale

São José dos Campos confirma morte de mulher por meningite

Vítima, de 59 anos, faleceu no dia 10 de agosto em um hospital particular

Band Vale

Em 2021, cidade registrou quatro mortes e 37 casos positivos da doença
Em 2021, cidade registrou quatro mortes e 37 casos positivos da doença
Divulgação / PMSJC

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos confirmou a morte de uma mulher de 59 anos por meningite. A vítima estava internada em um hospital particular da cidade e faleceu na última quarta-feira (10). Exames foram coletados para identificar o tipo de meningite.

Ainda de acordo com a prefeitura, foi realizada quimioprofilaxia em três pessoas da família e não há surto da doença no município. No ano passado, a cidade registrou quatro mortes e 37 casos positivos.

Sobre a doença

Doença Meningocócica

Meningite Meningocócica e Meningococcemia aguda.

Características gerais

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

Transmissão

A doença é transmitida de uma pessoa para outra, por meio das vias respiratórias (fala, tosse, espirro e beijo). 

Sintomas

Em bebês: febre (mãos e pés podem estar frios), vômito, irritabilidade, diarreia, manchas vermelhas, sonolência e falta de apetite. Em crianças e adultos: vômito, febre alta, dor de cabeça, rigidez de nuca, aversão à luz, sonolência, dor nas articulações, manchas vermelhas e convulsões.

Período de incubação

Em média, de 3 a 4 dias, podendo variar de 2 a 10 dias.

O que fazer

Procure um serviço médico.

Como prevenir

- Evite ambientes fechados e sem ventilação

- Mantenha janelas abertas (inclusive nos ônibus)

- Evite aglomerações

- Agasalhe bem as crianças

Vacinação

Meningite por haemophilus: aplicada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade, com a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche). BCG: protege contra as formas graves de tuberculose, incluindo meningite: aplicada no 1º mês de vida da criança. Essas vacinas contra a meningite estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

As demais são destinadas somente para as pessoas que têm mais risco de contrair a doença e de forma mais grave. Neste caso, a solicitação deve ser feita em receituário médico, que é encaminhado para aprovação e liberação estadual.

Características epidemiológicas

A letalidade da doença no Brasil situa-se em torno de 20% nos últimos anos. Na forma mais grave, a meningococcemia, a letalidade chega a quase 50%.

Tópicos relacionados