Band Vale

São José dos Campos confirma morte de mulher por meningite

Vítima, de 59 anos, faleceu no dia 10 de agosto em um hospital particular

Band Vale

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Em 2021, cidade registrou quatro mortes e 37 casos positivos da doença
Divulgação / PMSJC

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos confirmou a morte de uma mulher de 59 anos por meningite. A vítima estava internada em um hospital particular da cidade e faleceu na última quarta-feira (10). Exames foram coletados para identificar o tipo de meningite.

Ainda de acordo com a prefeitura, foi realizada quimioprofilaxia em três pessoas da família e não há surto da doença no município. No ano passado, a cidade registrou quatro mortes e 37 casos positivos.

Sobre a doença

Doença Meningocócica

Meningite Meningocócica e Meningococcemia aguda.

Características gerais

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

Transmissão

A doença é transmitida de uma pessoa para outra, por meio das vias respiratórias (fala, tosse, espirro e beijo). 

Sintomas

Em bebês: febre (mãos e pés podem estar frios), vômito, irritabilidade, diarreia, manchas vermelhas, sonolência e falta de apetite. Em crianças e adultos: vômito, febre alta, dor de cabeça, rigidez de nuca, aversão à luz, sonolência, dor nas articulações, manchas vermelhas e convulsões.

Período de incubação

Em média, de 3 a 4 dias, podendo variar de 2 a 10 dias.

O que fazer

Procure um serviço médico.

Como prevenir

- Evite ambientes fechados e sem ventilação

- Mantenha janelas abertas (inclusive nos ônibus)

- Evite aglomerações

- Agasalhe bem as crianças

Vacinação

Meningite por haemophilus: aplicada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade, com a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche). BCG: protege contra as formas graves de tuberculose, incluindo meningite: aplicada no 1º mês de vida da criança. Essas vacinas contra a meningite estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

As demais são destinadas somente para as pessoas que têm mais risco de contrair a doença e de forma mais grave. Neste caso, a solicitação deve ser feita em receituário médico, que é encaminhado para aprovação e liberação estadual.

Características epidemiológicas

A letalidade da doença no Brasil situa-se em torno de 20% nos últimos anos. Na forma mais grave, a meningococcemia, a letalidade chega a quase 50%.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.