A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta sexta-feira (18), das 8h às 12h, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças a partir dos 6 meses até 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades e imunossuprimidos.
A imunização da nova faixa etária será realizada com a vacina da Pfizer com formulação e dosagem específica para crianças pequenas (tampa na cor vinho), a única autorizada atualmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). São José dos Campos recebeu 2 mil doses do imunizante.
A vacinação das 8h às 12h nas UBS Resolve se faz necessário para evitar a perda de vacinas, uma vez que o frasco contém 10 doses. A abertura de novos frascos no período da tarde será liberada apenas com a presença de 10 crianças aptas a receber o imunizante. A expectativa é que os responsáveis procurem os postos de vacinação para a imunização. Ainda não há previsão de início para as crianças que não tenham imunossupressão ou comorbidade.
O esquema vacinal deste grupo será composto por três doses. A segunda deverá ser administrada após o intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. Já a terceira dose pode ser aplicada a partir de oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. A cidade, assim como o país, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.
O município ressalta ainda que a vacinação para crianças com idade entre 3 e 4 anos, com o imunizante Coronavac está suspenso até que o recebimento de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde.