Band Vale

São José dos Campos notifica Itapemirim por descumprimento de contrato

Empresa deveria ter apresentado contrato de aquisição dos veículos do transporte público

Redação Band Vale

São José dos Campos notifica Itapemirim por descumprimento de contrato
São José dos Campos notifica Itapemirim por descumprimento de contrato
Claudio Vieira/PMSJC

O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) informou no início da tarde desta terça-feira (4) ter emitido a primeira notificação à empresa Itapemirim por descumprimento contratual. As informações são da repórter Thais Leite, da TV Band Vale.

Segundo ele, a empresa deveria ter apresentado o contrato de aquisição dos veículos que devem ser usados no novo sistema de transporte público até segunda-feira (3), o que não aconteceu. 

"Ontem (3) era o prazo que a empresa Itapemirim tinha para apresentar o contrato de aquisição dos veículos que começariam a operar em maio, no dia 15 de maio, e ela não apresentou, então nós já fizemos uma notificação à empresa", explicou o prefeito. "Até então, eles vinham cumprindo todos os prazos necessários", continuou.

O assunto foi abordado pelo prefeito por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo ele, a Itapemirim tem 72 horas para prestar esclarecimentos ou apresentar o contrato de aquisição desses veículos. O descumprimento pode levar à rescisão contratual.

O jornalismo da Band entrou em contato com a Itapemirim e aguarda resposta para atualização desta reportagem.

CONTRATO

A Itapemirim foi a empresa vencedora dos lotes 1 e 2 da nova concessão do transporte público em São José dos Campos. O primeiro descumprimento do contrato seria referente aos dois lotes.

O lote 2 inclui o transporte coletivo nas regiões Leste e Sudeste do transporte público da cidade. O primeiro lote abrange as regiões Norte, Oeste e Sul, incluindo trecho da Linha Verde. 

CRISE FINANCEIRA

A Itapemirim passa por grave crise financeira em outras cidades onde atua. Além disso, o braço aeroviário da Itapemirim entrou em recuperação judicial, cancelando os voos de milhares de pessoas às vésperas do Natal.

De acordo com a Agência Brasil, a Itapemirim também reduziu o número de linhas atendidas no Brasil. Os pedidos de supressão de linhas e de paralisação definitiva de atendimento envolvem 16 linhas e 73 mercados operados pela Itapemirim e 12 linhas e 52 mercados operados pela Viação Caiçara, que também faz parte do grupo.

A empresa alega que o plano de reestruturação visa redução de custos e aumentar os resultados de longa distância.

Tópicos relacionados