Band Vale

São José realiza mutirão contra dengue neste sábado (21)

Com mais de mil casos da doença, prefeitura também conta com a colaboração da população

Band Vale

Região sudeste de São José tem registrado grande número de casos
Região sudeste de São José tem registrado grande número de casos
Claudio Vieira/PMSJC

Para tentar evitar epidemia de dengue, a prefeitura de São José dos campos realiza neste sábado (21) o “Dia D” contra o mosquito Aedes aegypti. O mutirão tem o apoio da Secretaria de Manutenção da Cidade, ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde), Escoteiros, Cruz Vermelha, além de outras entidades.

O foco principal será na região sudeste que tem apresentado grande número de casos da doença. Na última ADL (Avaliação de Densidade Larvária) realizada pela Secretaria de Saúde, o IB (Índice Breteau) registrou 1,40, ou seja, a cada 100 imóveis, foram encontrados 14 recipientes com larvas do mosquito da dengue no município. Até o momento foram contabilizados mais de mil casos da doença somente neste ano.  

A administração municipal ressalta a importância da colaboração da população no combate ao Aedes aegypti que também transmite doenças como a chikungunya e zika. Além das vistorias nas residências feitas pelos agentes de combate às endemias, também tem operação casa limpa com apoio de caminhões para a retirada de entulhos, e orientação para evitar acúmulo de água em recipientes. Possíveis criadouros do mosquito podem ser denunciados através do telefone 156.