Neste momento, a necessidade é de mão de obra para que os itens cheguem aos desabrigados e desalojados. Por isso, a partir desta segunda-feira (27), foi suspenso o envio de donativos às cidades do Litoral Norte até que haja nova demanda.
O Fundo Social de São José dos Campos agradece a população, empresários e entidades sociais que formaram uma grande rede de solidariedade no município, diante da tragédia provocada pelas fortes chuvas no Litoral Norte. Em uma semana, milhares de pessoas se engajaram em campanhas de arrecadação de donativos e de voluntariado junto ao Centro de Distribuição da Prefeitura.
A Prefeitura de São Sebastião, cidade onde foi decretado estado de calamidade pública, pediu para que as doações cessassem temporariamente.
O município registrou o recebimento de 300 toneladas de donativos, vindas de várias localidades do país e até mesmo de ajuda internacional.
Balanço
São José dos Campos enviou três remessas de donativos a São Sebastião, com cerca de 50 toneladas de alimentos, além de materiais de higiene e limpeza, fraldas, roupas, sapatos, colchões, travesseiros, móveis e até máquinas pesadas, como retroescavadeiras e caminhões, para desobstrução das vias, juntamente com agentes voluntários da Defesa Civil. Para Ubatuba, foram enviadas mais 15 toneladas de alimentos.
As contribuições que chegarem ao Fundo Social continuam sendo importantes, mas deverão ser destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade, por meio das entidades sociais cadastradas.