São Luiz do Paraitinga recebe, de 2 a 5 de novembro, a edição itinerante do Festival Internacional de Documentário Musical In-Edit Brasil 2023 com exibição de 16 filmes, bate-papos com pesquisadores e apresentações musicais. A entrada é gratuita.
As sessões, que serão realizadas na Biblioteca Municipal e na Praça Dr. Oswaldo Cruz, abordam episódios das vidas e carreiras de figuras importantes do cenário musical, como Elis Regina, Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos, Lupicínio Rodrigues, Miúcha, Famoudou Konate, Fausto Fawcett, Jota Michiles, Irmin Schmidt, Rick Kell e Los Mirlos.
A sessão oficial de abertura será nesta quinta-feira (02), às 19h, com a exibição do premiado “Terruá Pará”, da diretora Jorane Castro, grande vencedor do In-Edit Brasil 2023.
Com programação gratuita, o evento terá atrações na Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto, na Praça Dr. Oswaldo Cruz, no Coreto Elpídio dos Santos, no Centro Cultural Nelsinho Rodrigues e no Café Cultural Mai Será o Binidito.
As exibições começam ainda antes da sessão de abertura, a partir das 15h da quinta-feira (feriado de Finados), com o curta “Sobre Pardinhos e Afrocaipiras”, que faz uma investigação sobre como violeiros como Tião Carreiro e Índio Cachoeira imprimiram à música caipira tradicional a influência dos povos negros e indígenas. O diretor Daniel Fagundes apresenta a sessão.
Shows
No primeiro dia do evento, logo após a exibição do filme “Terruá Pará”, a cantora paraense Luê se apresenta no Coreto Elpídio dos Santos em um pocket show que funde ritmos tradicionais de seu estado – como o Boi Bumbá, marabaixo e retumbão – com elementos contemporâneos, revelando a expressão moderna da música amazônica.
Na sexta (3), também no Coreto Elpídio dos Santos, Camilo Frade e Lia Marques – artistas expoentes da cena musical do Vale do Paraíba – se unem para um mergulho inédito na obra de Lupicínio Rodrigues.
Acompanhados do músico Caio Frade, interpretam canções consagradas do repertório do compositor gaúcho – como “Volta”, “Esses Moços”, “Vingança” e “Felicidade” –, aproximando o universo denso do cancioneiro de Lupicínio a referências da musicalidade de São Luiz do Paraitinga.
O diretor Luiz Thunderbird, do curta “Lucinha Turnbull”, e a cantora e compositora Lucinha Turnbull se apresentam no sábado (04) em um show em que tocam algumas das músicas preferidas de autoria de Lucinha e outras do próprio Thunder, além de canções que eles simplesmente curtem, passando por Rita Lee, Jorge Mautner e Beatles, entre outros. A apresentação será no Coreto Elpídio dos Santos.
Encerrando a passagem do In-Edit Brasil por São Luiz do Paraitinga, Fábio Tagliaferri, Mario Manga e Ana Deriggi fazem o pocket show “Viva Rita Lee!”, com grandes clássicos da carreira da roqueira paulistana, desde sua fase inicial, com Os Mutantes, até o período de carreira solo, às 14h, no domingo (5). O show acontece no Coreto Elpídio dos Santos e terá participação especial de Ná Ozzetti.
Três “Conversas Afinadas”, sobre diferentes aspectos da música brasileira, completam a programação. A primeira, com o músico e pesquisador Ivan Vilela, aborda a cultura e a música caipira.
As outras, com o jornalista e pesquisador Lucas Nobile, falam sobre a preservação da nossa memória musical e da trajetória de Elis Regina e Tom Jobim, parceiros no álbum Elis & Tom, tema do documentário homônimo.
As conversas acontecem no Centro Cultural Nelsinho Rodrigues e no Café Cultural Mai Será o Binidito, quinta, sexta e sábado.
SERVIÇO
In-Edit Brasil - 15º Festival Internacional do Documentário Musical – Edição São Luiz do Paraitinga
Data: 2 a 5 de Novembro
Onde: Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto (R. Monsenhor Ignácio Gioia), Praça Dr. Oswaldo Cruz, Coreto Elpídio dos Santos, Centro Cultural Nelsinho Rodrigues (R. Cel. Domingues de Castro, 33) e Café Cultural Mai Será o Binidito (Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322)