Uma baleia jubarte, fêmea, foi encontrada morta na noite nesse fim de semana, em Ilhabela. Ela foi enterrada na tarde desta segunda-feira (9).
Segundo o Instituto Argonauta, o animal tinha nove metros e cerca de dois a três anos. A equipe foi acionada por meio de um bombeiro que conseguiu por uma boia no animal para que o instituto pudesse avaliar na segunda-feira.
Como havia a possibilidade de realizar a necropsia, o instituto entrou em contato com a prefeitura para apoio na logística das máquinas para puxar e enterrar. O Projeto Baleia A Vista também apoiou o reboque para a praia.
Ainda segundo o instituto argonauta, quando o animal está em boas condições o correto é enterrá-la na areia, assim a decomposição ocorre no subsolo, não causando danos ao meio ambiente e nem as pessoas do local.
Já foram enterradas quatro baleias, nesse ano. Sendo a primeira uma baleia jubarte na Praia de Juquehy, em São Sebastião. A segunda, uma Baleia de Bryde na Praia Grande de São Sebastião. A terceira e quarta baleias são Jubarte e foram enterradas na Praia de Barreiros, em Ilhabela.