Band Vale

Segunda-feira começa com nova etapa de vacinação para idosos

Cidades da região começam a vacinar pessoas com mais de 75 anos

Redação Band Vale

Idoso recebe a vacina contra a covid-19 em Taubaté Divulgação/ Prefeitura de Taubaté
Idoso recebe a vacina contra a covid-19 em Taubaté
Divulgação/ Prefeitura de Taubaté

Em Tremembé, o público com mais de 75 anos começou hoje (01) a receber as doses da Oxford/AstraZeneca. A prefeitura recebeu 360 doses e decidiu antecipar a imunização, feita de casa em casa, para evitar aglomerações.

As equipes estratégicas de saúde da família devem seguir a vacinação de acordo com o cadastro nas unidades de saúde dos bairros. Já os idosos cadastrados nas ESF (Estratégia de Saúde da Família), devem ir a uma unidade mais próxima para fazer ou entregar a ficha de cadastro, que está disponível no site da prefeitura. Quem mora na região central, deve entregar a ficha preenchida no centro de ensino superior "Dr. Júlio Vieira", segunda e terça, das 9h às 12h.

Taubaté

A vacinação, em Taubaté, começou hoje (01) para o público de 80 a 84 anos, mas em novo endereço. O drive-thru é realizado na UBS Mourisco e na quadra coberta do Bairro Estiva, na Rua José do Patrocínio, das 8h às 18h30. Também há vacinação nas salas das UBS’s Mais Chácaras Reunidas Brasil, Aeroporto, Fazendinha e Gurilândia.

Para imunizar este público, a prefeitura recebeu, na semana passada, 3 mil e 100 doses da AstraZeneca. Para quem tem 85 anos ou mais, e ainda não foi vacinado, deve procurar as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde Mais.

Pindamonhangaba

Já Pinda continua a vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais. Para facilitar o acesso e a organização, a Secretaria de Saúde aplica as doses em cinco unidades: Cidade Nova, Nova Esperança, Cisas Moreira César, Terra dos Ipês II e CIAF. Nos quatro primeiros locais, a vacinação acontece das 8h30 às 11h30; no CIAF, a imunização é das 8h30 até as 16 horas - com entrada separada pela rua Dr. Laerte Machado Guimarães.

A vacinação está aberta para todos os idosos residentes em Pindamonhangaba, na faixa etária definida e é preciso levar documento (RG) e comprovante de residência.

Caçapava

Até amanhã, a cidade faz a imunização em idosos entre 80 e 84 anos, em dois pontos de vacinação: Drive-thru, na Avenida Dr. Antônio Pereira Bueno (ao lado do postinho do Jardim Caçapava e da EMEIPI Mariquinha Lara), das 9h30 às 12h30 e, por meio de agendamento entre 8h30 e 17h, no Posto da Fusam.

No caso das pessoas cadastradas nos postinhos de saúde, que estejam acamadas ou com dificuldade de se locomover, não há necessidade de deslocamento até os pontos de vacinação. A vacinação para esses idosos acontecerá nas próprias residências, a partir da segunda-feira e seguirá ao longo da semana. Quem tiver dúvida, basta ligar para seu postinho de referência

Cruzeiro

Na cidade, a população de 77 a 79 anos pode ser vacinada no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), situado na Av. Minas Gerais, nº 500, das 8h ás 15h, sendo necessária a apresentação de documento pessoal e CPF.

Jacareí

Após receber mais 1920 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, os idosos entre 82 e 84 anos também podem ser vacinados. Na cidade o esquema de vacinação funciona da seguinte forma: Na segunda-feira, são imunizados o público com 84 anos, na terça-feira, com 83 anos e, na quarta-feira, com 82 anos.

A aplicação ocorre em três locais diferentes: EducaMais Jacareí, UBS Central e Ciesp, entre as 8h e as 17h. A recomendação é que o idoso compareça ao local mais próximo de sua residência. É preciso levar um documento original com foto e comprovante de residência.

Caraguatatuba

A cidade do litoral também já antecipou a primeira dose do imunizante, agora para idosos com 77 anos ou mais. O público está sendo atendido em cinco postos, instalados em unidades escolares, nos bairros: Porto Novo, Morro do Algodão, Indaiá, Sumaré e Jetuba. O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 16h.

É necessário que a pessoa esteja devidamente cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Para o idoso cadastrado, a Sesau orienta levar apenas o comprovante de residência. Caso contrário, deve apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O cadastro será efetuado na hora.

O idoso ou responsável que não quiser acessar um dos postos de vacinação, basta ficar em frente à unidade escolar que a equipe de imunização aplicará a dose dentro do veículo.

Mais notícias

Carregar mais