Band Vale

Setor industrial de Taubaté triplica saldo de vagas em 2023

Caged aponta resultado positivo de 851 postos de trabalho entre janeiro e julho

Redação Band Vale

Setor industrial de Taubaté triplica saldo de vagas em 2023
Volkswagen
Reprodução

O setor industrial de Taubaté teve um saldo positivo de 851 vagas de janeiro a julho. O resultado é três vezes maior que o registrado em todo o ano passado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho. 

No total, a cidade conta com 18.396 trabalhadores e trabalhadoras no setor. Esse número chegou a cair para 17.290 funcionários em 2021, após o encerramento da produção na Ford e na LG.

A recuperação teve início em 2022, mas ainda em ritmo insuficiente para restabelecer o volume de empregos perdidos. Em 2023, o número de carteiras assinadas no setor voltou a crescer.

Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, o momento do setor industrial em Taubaté reflete alguns fatores importantes. “Acordos viabilizados pelo Sindicato se concretizaram na geração de postos de trabalho na Alstom, Onesubsea, VW, Gestamp e GE.” 

Para Renata Belzunces, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a expectativa dos novos investimentos, como os da Embraer e os da Prada, deve contribuir para um quadro de continuidade dos resultados no próximo período.

Setor tem novos produtos, contratos e fábricas

A retomada dos empregos na indústria em Taubaté passa por novos produtos, contratos e a chegada de novas fábricas. Outro aspecto positivo é a diversificação dos investimentos, com destaque para os segmentos automotivo, ferroviário, óleo e gás, aço e aeronáutico.

A Volkswagen, principal indústria da cidade, iniciou um novo ciclo de investimentos com a produção do Polo Track. A linha de montagem também deve receber um novo SUV compacto a partir de 2025.

A Alstom retomou as atividades, com produção de trens para atender os metrôs das cidades de São Paulo, Taipé (Taiwan) e Bucareste (Romênia). Outra fábrica em expansão é a OneSubsea, que conquistou novos contratos para equipamentos submarinos.

As perspectivas de médio prazo também são positivas. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) está em processo de instalação da Prada, divisão de embalagens do grupo, na antiga fábrica da Ford. Já a Embraer anunciou recentemente que irá produzir o carro voador da empresa em Taubaté. urbano.

Mais notícias

Carregar mais