Band Vale

Sindicato faz ato e ocupa concessionária da Caoa Chery

Otávio Baldim

Funcionários ocupam concessionária da Caoa Chery
Funcionários ocupam concessionária da Caoa Chery
Divulgação Sindicato dos Metalúrgicos

Cerca de 300 pessoas participaram de um protesto neste sábado, 14, contra a decisão da Caoa Chrey de suspender a produção em Jacareí. Parte do grupo chegou a ocupar uma concessionária da marca em São José dos Campos. Com placas e discursos contra o anúncio da montadora, os manifestantes invadiram a loja. O ato faz parte de uma mobilização do Sindicato dos Metalúrgicos. 

Nesta semana, em negociação com direção da empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu congelar as quase 500 demissões que seriam feitas. Os funcionários devem entrar em layoff por cinco meses, com início a partir de junho, além da garantia da manutenção dos postos de trabalho por mais três meses, até janeiro do ano que vem. Neste período, os colaboradores continuam com o salário e o plano de saúde. 

Segundo o sindicato, apesar a empresa ter aceitado reverter as demissões, os planos da montadora de deixar Jacareí continuam. Já a Caoa Chery diz que essa suspensão temporária nas atividades vai ser necessária para adequar a planta para um novo processo de produção mais moderno.