A Prefeitura de São José dos Campos continua investindo em novas tecnologias para aumentar a sensação de segurança na população e, na próxima reunião do Programa São José Unida, marcada para a próxima sexta-feira (31), vai apresentar às forças de segurança os novos óculos inteligentes adquiridos para ser mais uma ferramenta no combate à criminalidade.
Ao todo são 8 novos equipamentos que contam com recursos de realidade aumentada e inteligência artificial, capazes de fornecer e receber informações em tempo real. Dois destes óculos também contam com módulos infravermelhos, capazes de verificar a temperatura das pessoas.
São José dos Campos será a primeira cidade no Brasil a utilizar essa tecnologia na segurança pública. Além da GCM (Guarda Civil Municipal), as demais forças de segurança do São José Unida também poderão agregar os óculos nos eventos públicos e operações realizadas na cidade.
Como funciona
Integrados ao sistema do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) por meio de câmeras inteligentes instaladas no centro dos óculos, o equipamento é capaz de fazer o reconhecimento facial e ler as placas dos veículos.
No CSI, agentes das forças de segurança monitoram e analisam as imagens enviadas pelos óculos como se eles estivessem vendo presencialmente.
Quem estiver usando os óculos poderá ler, na tela do olho direito, as informações enviadas pelo CSI e obter ajuda remota com textos, vídeos e até a ficha criminal do suspeito.
A tecnologia foi utilizada pela Prefeitura em 2022, como projeto piloto, no Parque da Cidade durante as comemorações do aniversário da cidade.
Reunião
22ª reunião do Programa São José Unida
Data/horário: 31/03/2023 (sexta-feira), às 10h
Local: CSI (Centro de Segurança e Inteligência)
Endereço: Parque Tecnológico (Av. Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo)