Em mais uma rodada de eventos gratuitos aberto à participação do público, o SSP23 (Space Studies Program), que ocorre em São José dos Campos, realiza na quarta-feira (19) e quinta-feira (20) palestras com integrantes da Nasa, a agência espacial norte-americana.
Vão participar dos eventos o engenheiro John Connolly e o médico Jonathan Clark, especialista em medicina espacial.
Ambas as palestras serão realizadas a partir das 20h30, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (Parque da Cidade). As vagas são limitadas, e as reservas devem ser feitas exclusivamente pela Central 156 (telefone, site ou aplicativo).
Na quinta-feira, data em que se comemora o 54° aniversário da chegada do homem à Lua, Conolly abordará o tema Da Apollo à Artemis – O Retorno da Humanidade.
Conheça os cientistas da Nasa
Connolly
John Connolly é um dos principais cientistas da Nasa, chefe de sistemas de superfície lunar do Johnson Space Center, em Houston. É um dos líderes da missão denominada Artemis, programa que pode ter até 40 voos entre a Terra e o satélite natural.
Em atribuições anteriores da Nasa, Connolly atuou como cientista chefe de exploração no QG da Nasa, como chefe de planejamento da missão humana em Marte e líder da equipe de sistemas de superfície lunar.
Ele é formado em engenharia pela Penn State University e pela University of Colorado. Como veterano de 36 anos dos esforços de exploração da Nasa, Connolly dedicou a carreira à criação de futuros sistemas, que levarão as tripulações de volta à Lua e as transportarão para Marte e além.
Clark
Jonathan Clark é professor assistente de neurologia e medicina espacial no Baylor College of Medicine e ensina medicina espacial operacional na instituição.
Também atua como conselheiro de medicina espacial para o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica Espacial no Baylor College of Medicine.
Trabalhou na Nasa como cirurgião de tripulação de ônibus espacial em seis missões e foi chefe do ramo de operações médicas e examinador de aviação sênior da agência americana.
Ele serviu 26 anos na Marinha dos Estados Unidos, onde se qualificou como oficial e cirurgião de voo naval, entre outras funções.