A tempestade que atingiu a cidade de Taubaté, nesta terça-feira (18), destruiu um muro e parte do telhado do ginásio esportivo da Emecal, na rua Comandante Gastão Firmino de Azevedo, no bairro Jardim das Bandeiras. Veja o vídeo:
O ginásio é utilizado pelo Handebol de Taubaté e no momento da tempestade acontecia um treino da categoria feminina. No vídeo, é possível ver as meninas recolhendo pertences e saindo do local. Também nas imagens, é possível ver que a lateral do ginásio cedeu.
A Defesa Civil da cidade informou que realizou a interdição preventiva do local atingido, e ficou programada uma vistoria técnica com profissionais da secretaria de obras na manhã desta quarta-feira (19), para avaliação dos danos e ações necessárias.
Nas redes sociais, o supervisor do Handebol Taubaté, André Toko, relatou que não houve vítimas e que ninguém se feriu. “Foi assustador passar por esse momento novamente. É doloroso ver um lugar que significa tanto para tantas pessoas sofrer assim.”, postou o supervisor.
De acordo com o diretor do Handebol Taubaté, Daniel Pereira dos Santos, nesta quarta-feira (19), às 8h, haverá uma reunião com Secretário de Esportes de Taubaté.
Essa foi a segunda vez que o ginásio foi danificado pelas fortes chuvas. A outra vez foi no final de 2023, em uma semifinal contra São Caetano, onde caiu uma árvore no telhado.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida lamentou o ocorrido e informou que na manhã desta quarta-feira (19), iniciará as ações de retirada dos objetos possíveis de remoção para que as secretarias, em conjunto, iniciem as ações de recuperação.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida lamenta o ocorrido.
A nova gestão realizou, no mês de janeiro, um diagnóstico dos equipamentos públicos esportivos e estabeleceu um cronograma de prioridades de ações, visando uma manutenção que vai desde a limpeza até a instalação de iluminação.
Contudo, o ocorrido deriva de um cenário climático extremamente atípico. Destacamos, nesse caso, a rapidez da Defesa Civil, da Segurança Pública e da Secretaria de Esportes nas ações coordenadas.
Agora pela manhã, iniciaremos as ações de retirada dos objetos possíveis de remoção para que as secretarias, em conjunto, iniciem as ações de recuperação.
Estudaremos as opções para a continuidade da modalidade no calendário esportivo e nos treinamentos.