Band Vale

Trabalhadores da Gerdau em Pinda protestam por correções de salário

Sindicato critica o programa Multifunção, criado pela empresa em 2017

Redação Band Vale

Funcionários da Gerdau em Pinda emprega 2400 trabalhadores
Funcionários da Gerdau em Pinda emprega 2400 trabalhadores
Guilherme Moura/Sindicato dos metalúrgicos

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação nessa quinta-feira (5), para protestar contra problemas de salário. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a categoria critica o programa Multifunção, criado pela Gerdau, que tem provocado distorções na estrutura de cargos e salários.

De acordo com o presidente André Oliveira, desde 2017, quando foi implantado esse programa, o sindicato tem cobrado correções. "A fábrica colocou muitos trabalhadores em nível mais baixo, com cada vez mais funções acumuladas e parou o plano de carreira. De 30 a 40% dos trabalhadores têm algum problema relacionado ao multifunção", disse.

O sindicato cobra também o adicional de insalubridade no setor de laminação 3. De acordo com os representantes da categoria, a área tem excesso de poeira, calor e ruído, assim como na Laminação 2, onde já é pago o adicional.

A Gerdau de Pindamonhangaba emprega cerca de 2.400 trabalhadores na produção de laminados de aço.

Nota da Gerdau

A Gerdau confirma que o Sindicato dos Metalúrgicos esteve em frente a sua unidade de Pindamonhangaba (SP) conversando com os colaboradores na manhã desta quinta-feira (5/8). A empresa esclarece que o programa Multifunção é um modelo de desenvolvimento de carreira operacional implementado nas operações da Gerdau no Brasil. A companhia reforça seu compromisso com o diálogo contínuo e transparente tanto com os representantes do Sindicato quanto com seus colaboradores.

Tópicos relacionados