Band Vale

Universitário é encontrado morto em hotel de São José dos Campos

Jovem era do Paraná e estava na cidade do interior de São Paulo para participar da disputa do Baja; causa da morte é investigada

Redação Band Vale

Equipe do jovem emitiu uma nota de pesar
Equipe do jovem emitiu uma nota de pesar
Redes Sociais

Um jovem universitário de 23 anos, identificado como Vinícius Yudi Kihara da Silva, foi encontrado sem vida neste domingo (24) em um hotel na cidade de São José dos Campos, onde estava hospedado junto à equipe BAJA Cataratas para participar da 29ª Competição Nacional BAJA SAE Brasil. 

Segundo informações divulgadas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), instituição à qual Vinicius pertencia, o estudante era descrito como engajado, estudioso e amigo de todos. Sua presença na competição era parte do compromisso da equipe BAJA Cataratas em representar a universidade no evento nacional de engenharia.

A causa da morte ainda não foi oficialmente informada pelas autoridades, que estão conduzindo investigações para determinar as circunstâncias do ocorrido. A Unioeste, por meio de uma nota de pesar, expressou suas condolências à família do estudante e lamentou o acontecimento. Confira nota na íntegra:

"É com imenso pesar que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, informa o falecimento do acadêmico Vinicius Yudi Kihara da Silva, aluno 5º ano de Engenharia Mecânica, campus Foz do Iguaçu. Vinicius era um estudante engajado, estudioso, amigo de todos e estava nesse fim de semana acompanhando a equipe BAJA Cataratas em São Paulo, na principal competição nacional, a 29ª Competição Nacional BAJA SAE Brasil. Consternados com a informação, a Unioeste deseja que amigos e familiares recebam nossas condolências nesse momento, tão difícil para todos. A participação em competições de engenharia, como a BAJA SAE Brasil, é um momento de grande importância para os estudantes universitários, proporcionando não apenas o desenvolvimento técnico, mas também o fortalecimento de laços entre colegas e instituições de ensino superior em todo o país."

A equipe “Cataratas Baja SAE” também compartilhou uma nota de pesar pela morte do jovem. “Gostaríamos de ter terminado essa competição e voltar pra casa todos juntos, felizes e rindo, durante às 20 horas de viagem. Guardaremos os melhores momentos na memória, as alegrias que passamos juntos, as vitórias alcançadas. Vai ser complicado, mas iremos recordar as suas palavras e acreditar que o amanhã pode sempre ser um dia bom”, diz trecho da nota. 

O corpo do jovem será encaminhado ao Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Pancera, no Paraná, para velório. Não há informações sobre o enterro do jovem. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) foi acionada pelo Jornalismo da Band Vale e não enviou informações sobre o caso até o momento. 

O que é o Baja

O Projeto Baja, organizado pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), é uma iniciativa voltada para estudantes de Engenharia, oferecendo a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os participantes são encorajados a desenvolver um protótipo funcional, conhecido como Baja, que engloba uma variedade de aspectos, desde a aplicação teórica até estratégias de marketing. 

Em equipes representativas de suas universidades e estados, os alunos enfrentam o desafio de construir um veículo off-road que atenda a critérios como segurança, ergonomia, originalidade, facilidade de produção em série, manutenção, robustez e competitividade.

Tópicos relacionados