Uruguaios: relembre jogadores do Uruguai que já atuaram no futebol brasileiro

Jogadores atuaram em times como Cruzeiro, Atlético Mineiro e Internacional

Conteúdo de Marca

Uruguaios: relembre jogadores do Uruguai que já atuaram no futebol brasileiro
Arrascaeta
Albert Gea/Reuters - Banco de Imagens

Não é nenhuma novidade que os clubes brasileiros estão sempre de olho em estrangeiros. Atletas do futebol sul-americano, por exemplo, não apenas são contratados com uma certa frequência como também chegam a virar ídolos em alguns times por aqui. Pensando nisso, separamos para você alguns dos jogadores do Uruguai que já atuaram no futebol brasileiro.

Uruguai e Brasil possuem uma relação próxima de longa data. Não apenas em termos geográficos, afinal de contas, são países que fazem fronteira, mas principalmente no esporte. Disputaram final de Copa do Mundo (o memorável maracanazo) e diversas finais de Libertadores da América, por exemplo.

Toda essa proximidade contribuiu também para que fosse criada uma relação de contratação de jogadores uruguaios para o futebol brasileiro. E, nas últimas duas décadas pelo menos, temos alguns exemplos de atletas do Uruguai que triunfaram em grandes clubes por aqui.

Relembre alguns dos jogadores do Uruguai que já atuaram no futebol brasileiro:

Godín 

Começamos a lista de jogadores do Uruguai que já atuaram no futebol brasileiro por um dos maiores que passaram por aqui, mas que ficaram pouquíssimos tempo. Estamos falando do zagueiro Godín, que é quase um ídolo moderno do Atlético de Madrid  - mas que já pisou e atuou em terras brasileiras.

Godín ficou de 2010 até 2018 no Atlético de Madrid. Ajudou a levar o clube a duas finais de Liga dos Campeões da Europa e teve excelentes atuações também por sua seleção. Em 2022, no entanto, depois de uma breve passagem pelo Cagliari da Itália, ele foi parar no Atlético Mineiro.

Apesar de já em fim de carreira, Godín chegou com ares badalados ao Galo. Afinal de contas, era um zagueiro titular de uma equipe que há poucos anos estava disputando a final da Champions. No entanto, atuou em apenas nove jogos do Atlético Mineiro, saindo ainda naquele ano e indo para o Vélez, da Argentina.

Arrascaeta 

Tido por muitos como o melhor jogador do futebol brasileiro nos últimos anos, o uruguaio Arrascaeta fez praticamente toda a sua história de sucesso em terras canarinhas. O atleta começou a sua carreira no Defensor Sporting, do Uruguai, mas logo migrou para o Brasil - e daqui nunca mais saiu.

No Brasil, Arrascaeta começou a sua carreira atuando pelo Cruzeiro. Foi com a Raposa onde ele realmente se destacou, vencendo duas Copas do Brasil e um Campeonato Mineiro. Ele alcançou o status de melhor jogador do país, no entanto, atuando em outro clube: o Flamengo.

Com o rubro-negro, Arrascaeta já venceu dois Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores da América, uma Copa do Brasil e por aí vai. É considerado por muitos como o principal jogador do Flamengo desde que chegou e se adaptou ao time - não largando mais, em hipótese alguma, a titularidade. 

Diego Forlán

Melhor jogador da histórica Copa do Mundo de 2010, Diego Forlán é um dos jogadores mais memoráveis de sua geração. O jogador fez história em diversos clubes de ponta da Europa, como o Villarreal, Manchester United e principalmente com o Atlético de Madrid, em um período de ascensão do time.

Na década de 2010, Forlán chegou a ser um dos melhores jogadores do mundo. Era um 10 nato, que não apenas marcava gols como também era extremamente habilidoso. O que muitos não se lembram, no entanto, é que ele chegou a jogar no futebol brasileiro: mais especificamente, no Internacional de Porto Alegre.

O jogador chegou em 2012 no Internacional e fez uma boa “meia temporada”. Foram cinco gols em 19 jogos disputados com o Colorado. No ano seguinte, em uma temporada completa, foi ainda melhor: 17 gols em 36 partidas. Forlán deixou o clube em 2014.

Aránguiz 

E para finalizar a lista de jogadores uruguaios que atuaram no futebol brasileiro, temos um atleta que teve uma primeira passagem que ficou com “gosto de quero mais” pelo Brasil. Muito em função disso, inclusive, o jogador acabou retornando neste ano para o país - justamente para o mesmo clube por onde passou.

Estamos falando de Aránguiz, jogador uruguaio que atuou no Colo-Colo e Universidad de Chile antes de chegar no Internacional de Porto Alegre. Sua ida ao Colorado aconteceu em 2014, ainda sob empréstimo, e rendeu bons resultados em seu primeiro ano: 10 gols em 38 partidas disputadas pelo clube.

Na segunda temporada, no entanto, foram apenas 16 jogos com o Internacional. Logo em seguida, ele acabou indo para o Bayern Leverkusen da Alemanha, onde permaneceu até 2022. Foi então que, em 2023, o Internacional anunciou que estaria novamente contratando o jogador - que promete ser um ótimo reforço para a temporada.

Mais notícias

Carregar mais