Moradores do Vale do Paraíba e de outras regiões do estado devem se preparar para um fim de semana com fortes temporais. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), a passagem de uma frente fria provocará linhas de instabilidade na atmosfera, trazendo chuvas intensas neste sábado (14) e domingo (15).
As tempestades serão acompanhadas por rajadas de vento e queda de raios, com acumulados significativos previstos em diversas localidades. As regiões de Campinas, Sorocaba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto terão os maiores volumes de chuva, podendo registrar acumulados muito altos ao longo dos dois dias.
Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, também são esperados temporais com volumes expressivos de precipitação. Outras regiões, como Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araraquara, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Itapeva, devem registrar volumes de chuva menores, mas ainda assim com momentos de instabilidade severa.
A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos a possíveis alagamentos, deslizamentos e outros transtornos decorrentes das chuvas, além de buscar abrigo seguro durante as tempestades e evitar áreas de risco.