O Vale do Paraíba registrou um aumento nas mortes violentas em maio de 2024, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
Segundo a SSP, foram 31 assassinatos dentre homicídios e latrocínios (os roubos seguidos de morte). O número representa um aumento de 6,89% em comparação com as 29 mortes registradas no mesmo mês de 2023.
Dados anuais
Na comparação anual os dados também são de aumento nas mortes violentas. Foram 155 assassinatos dentre janeiro e maio de 2024, contra 138 no mesmo período do ano passado, uma alta de 12,31%.
Tentativas de homicídio
Os dados mostram que, embora o número total de homicídios dolosos tenha diminuído nos meses de janeiro a maio do ano anterior, o número de tentativas de homicídio e latrocínios ainda apresenta uma preocupação significativa.
Em maio de 2024, foram registrados 28 homicídios dolosos e 27 tentativas de homicídio, comparado a 27 homicídios dolosos e 25 tentativas de homicídio em maio de 2023.
Cidades
Dentre os municípios da região, Guaratinguetá registrou o maior número de mortes violentas em maio, com 5 homicídios. São José dos Campos e Cruzeiro também registraram 4 mortes, sendo que São José teve um latrocínio. Caraguatatuba vem na sequência com 3 assassinatos