Band Vale

Vale do Paraíba tem déficit de quase 100 mil vacinas contra Covid-19, segundo Codivap

São José dos Campos é o município com o maior déficit: 64.827 doses

Redação Band Vale

Vale do Paraíba tem déficit de quase 100 mil vacinas contra Covid-19, segundo Codivap
Vale do Paraíba tem déficit de quase 100 mil vacinas contra Covid-19, segundo Codivap
Claudio Vieira/PMSJC

A região metropolitana do Vale do Paraíba tem um déficit de quase 100 mil doses da vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito pela Associação dos Municípios do Vale do Paraíba (Codivap), que enviou um ofício ao governo do Estado como forma de cobrar a secretaria Estadual da Saúde para a remessa de mais vacinas. As informações são do repórter Jesse Nascimento.

O déficit de vacinas para os profissionais de saúde e grupos prioritários é de 95.379 doses. São José dos Campos é o município com o maior déficit: 64.827 doses, sendo quase 56 mil doses para profissionais da saúde e outras quase 9 mil para os grupos prioritários.

Em Guaratinguetá, faltam cinco mil doses para os profissionais de saúde e em Taubaté, 4.842 para os grupos prioritários

No Litoral Norte faltam quase 9 mil doses para as cidades de Caraguatatuba (5.791), a mais atingida pela não remessa do imunizante, Ilhabela (1337), São Sebastião (266) e Ubatuba (1.496).

No ofício, a Codivap explica que o déficit de vacinas se deve a dados defasados a respeito da população de cada município. 

“A coordenação e o Plano terem referência no envio das doses aos municípios em outras campanhas de vacinação e projetar-se e basearem-se em dados populacionais não atuais, é natural e notório um déficit na quantidade de doses recebidas na Regional para atingir todas as faixas etárias designadas e já atendidas na campanha”, diz a nota.

Em apenas cinco cidades não há falta de vacinas: Areias, Cunha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra e Tremembé.