O Vale do Paraíba e Litoral Norte teve uma queda nos números de ocorrências com pipa em comparação a 2021. As informações foram publicadas pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região.
De acordo com a distribuidora, de janeiro a junho deste ano foram registradas 740 ocorrências com pipas na rede elétrica, afetando a distribuição para aproximadamente 23 mil clientes.
No mesmo período do ano passado foram 823 registros. A redução no número de ocorrências mostra a efetividade das campanhas de conscientização da EDP.
O município com mais ocorrências foi Cruzeiro, com 101 ocorrências. Em segundo lugar Taubaté, com 100 ocorrências envolvendo pipas. As cidades com os menores números de chamadas são Santa Branca e Canas, com dois e quatro chamados respectivamente. A cidade de Monteiro Lobato não registrou nenhum chamado neste ano.
Acidentes com pipas
As pipas, quando enroscam na rede de energia elétrica, podem causar acidentes graves e interrompem o fornecimento de energia, afetando grande número de pessoas. As linhas de pipas causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação.
A distribuidora afirma que o ideal é que a brincadeira seja sempre feita de forma segura, distante da rede de energia elétrica. Espaços abertos como parques e campos são os mais adequados para a prática da atividade com segurança.
Mais informações sobre segurança com energia elétrica podem ser acessadas no site www.edp.com.br/seguranca.