Band Vale

Varíola dos Macacos: cidades do Vale do Paraíba registram 51 casos confirmados

São José dos Campos continua sendo a cidade da região com o maior número de confirmações, são 23 casos no município .

Redação Band Vale

São José dos Campos continua sendo a cidade da região com o maior número de confirmações,  iStock
São José dos Campos continua sendo a cidade da região com o maior número de confirmações,
iStock

O número de confirmações de Varíola dos Macacos, causada pelo vírus monkeypox, aumentou na região do Vale do Paraíba, totalizando 51 casos registrados pelo Estado até este quarta-feira (7).

São José dos Campos continua sendo a cidade da região com o maior número de confirmações. Nesta terça-feira o Relatório do Estado apresenta 23 casos confirmados no município. 

Taubaté registra 6 pacientes confirmados nesta terça-feira (7). Jacareí é outra cidade que registra aumento no número de casos, a cidade chega ao 5º caso confirmado.

O município de Tremembé aumentou 2 casos nesta semana e passa a ter 3 positivos. Caraguatatuba aumentou em um caso e chega a 4ª confirmação. 

Número de casos por cidade 

São José dos Campos: 23

Taubaté: 6

Jacareí: 5

São Sebastião: 3

Caraguatatuba: 4

Caçapava: 3

Paraibuna: 1

Ilhabela: 1

Campos do Jordão: 1

Tremembé: 3

Ubatuba: 1

O que é a Variola do Macaco?

Doença transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

Sintomas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

Mais notícias

Carregar mais