Uma vistoria técnica conduzida pela Secretaria de Obras de Taubaté revelou um vazamento em uma tubulação de água próxima às residências afetadas por rachaduras no Jardim Independência. De acordo com a Secretaria, a responsabilidade pela manutenção da tubulação é da Sabesp. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pela prefeitura.
A Prefeitura de Taubaté, ao ciente da situação, assegura que manterá o aluguel social para os moradores da Avenida Antônio de Queiroz Filho, no Jardim Independência, cujas residências foram interditadas pela Defesa Civil. O aluguel social é uma medida preventiva e de segurança destinada a apoiar famílias que possuem imóvel próprio e que necessitam se afastar de suas moradias devido a sinistros ou situações de risco.
As famílias afetadas receberam orientações sobre o procedimento e a documentação necessária para dar entrada no aluguel social. A vistoria técnica, realizada em conjunto pela Secretaria de Obras de Taubaté e pela Sabesp, constatou um vazamento significativo na adutora de água potável, de responsabilidade da empresa de saneamento. A Prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para que a Sabesp realize os reparos no local afetado, visando garantir a segurança e bem-estar dos moradores.
O que diz a Sabesp
"A Sabesp informa que aguarda o resultado do laudo técnico da vistoria realizada nos imóveis na avenida Antonio Queiroz Filho, no Jardim Independência, em Taubaté, e das pesquisas de vazamentos feitas por meio de geofonamento. Na ocasião da vistoria, não foi identificada nenhuma situação que relacione as redes da Companhia com as rachaduras nos imóveis. A Sabesp voltará ao local na tarde de hoje (17) para continuar monitorando a situação.
A Companhia informa, ainda, que, na segunda-feira (15), realizou reparo emergencial na rede de distribuição de água potável, localizada na viela, próxima à avenida. Na terça-feira (16), novamente esteve no local para reparar dano na tubulação de esgoto, causado durante serviço de sondagem subterrânea pela Prefeitura. A Sabesp reforça que as redes instaladas na avenida estão funcionando dentro da normalidade e acrescenta que a última obra da Sabesp realizada no local aconteceu há 10 anos."