Vereadores de Caraguatatuba aprovam projeto que muda nomenclatura da Guarda Civil Municipal

Projeto muda a atual nomenclatura da "Guarda Civil Municipal" para "Polícia Municipal"

Redação Band Vale

Vereadores de Caraguatatuba aprovam projeto que muda nomenclatura da Guarda Civil Municipal
Vereadores de Caraguatatuba aprovam projeto que muda nomenclatura da Guarda Civil Municipal
Divulgação/ Câmara de São Sebastião

Os vereadores de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, aprovaram na noite desta terça-feira (11), durante sessão na Câmara Municipal, um projeto que muda a atual nomenclatura da "Guarda Civil Municipal" para "Polícia Municipal".

Segundo os parlamentares, a medida alinha o trabalho feito na cidade com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que amplia o reconhecimento do papel dessas corporações na segurança pública. Com isso, os agentes devem atuar no policiamento ostensivo e comunitário.

O modelo é o mesmo adotado em São Sebastião, por lá, a GCM também tem papel de Polícia Municipal. Em nota, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que recebeu o projeto de lei e que o texto está em análise e será avaliado pelo Prefeito com base em critérios técnicos e jurídicos antes de uma decisão final. Confira a nota na íntegra: 

“O Governo Municipal informa que recebeu o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que propõe a mudança da nomenclatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal. O texto está em análise e será avaliado pelo Prefeito com base em critérios técnicos e jurídicos antes de uma decisão final.”

"Independente da nomenclatura, a GCM segue atuante e comprometida com a segurança da população, por meio de um trabalho preventivo, ostensivo e comunitário. Desde o início do ano, a corporação ampliou sua atuação e os avanços já aparecem no balanço de fevereiro , como aumento de 30% nas ações em comparação a janeiro, totalizando 3.348 intervenções. Entre os destaques estão 507 rondas escolares, 419 abordagens, 21 ocorrências atendidas e 16 prisões efetuadas, reforçando a eficiência e a presença da GCM no dia a dia da cidade. Para emergências e denúncias, a população pode acionar a GCM pelo telefone 153."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais