O Instituto Argonauta realizou a soltura de pinguins-de-magalhães e lobo-marinho-sul-americano, nesta segunda-feira (7), em Ubatuba. Confira o vídeo:
Animais reabilitados pelo Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), retornam ao ambiente natural após atendimento especializado no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) em Ubatuba.
Os animais passaram por um processo intensivo de reabilitação, do Instituto Argonauta, sendo realizadas avaliações clínicas veterinárias, exames complementares, tratamento médico especializado, alimentação controlada e protocolos de bem-estar animal, visando a recuperação de condições físicas ideais para sobrevivência no meio ambiente.
Antes de realizar a soltura foram realizados todos os procedimentos necessários para verificar se estavam aptos ao retorno ao meio ambiente natural.
A soltura foi realizada a aproximadamente 115 km da costa, com o apoio do Laboratório Multiusuário de Monitoramento Oceânico por Satélite.
Antes da soltura, os animais são marcados para que seja possível identificá-los caso sejam encontrados novamente. O lobo-marinho recebeu um microchip, uma anilha, e feita a descoloração do pelo (uma outra forma de marcação para essa espécie). Já os pinguins receberam um microchip, cada um.