A Eve, subsidiária da Embraer dedicada ao desenvolvimento do "Carro Voador", as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), publicou no último mês como será o futuro com o funcionamento do veículo.
As imagens, feitas com realidade virtual, mostram as aeronaves durante o voo nas cidades e até mesmo um “aeroporto para os carros voadores". O novo modelo tem previsão de operação comercial nos próximos anos.
Nos últimos dias, foi realizado o primeiro teste do motor traseiro (pusher), que será responsável pela propulsão da aeronave durante o voo (Veja mais abaixo).
O que são os "Carros Voadores"?
Os “eVTOLs” são veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. Além de não emitir CO2, as novas aeronaves são mais silenciosas e mais baratas para operar quando comparadas com um helicóptero, além de serem teoricamente mais seguras. No evento realizado no Reino Unido no último ano, a “Farnborough Airshow”, a Embraer, com a Eve, revelou o primeiro mock-up da cabine do eVTOL. A Eve também compartilhou sua mais recente configuração do veículo como parte da fase atual de design.
“Este mock-up materializa de forma brilhante o conceito de cabine que cocriamos com potenciais usuários há anos. Recentemente, recebemos pareceres de nosso conselho consultivo e agora poderemos mostrá-lo a outros públicos de interesse no Farnborough Airshow. Nossas soluções foram pensadas considerando necessidades essenciais do mercado, como acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem. É sempre gratificante quando alcançamos essa etapa do programa,” disse Flavia Ciaccia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário da Eve.
Funcionamento
Oito rotores são fixados ao redor da asa, proporcionando capacidade de decolagem e pouso verticais, bem como segurança e confiabilidade em um design simples e intuitivo de elevação e cruzeiro (Lift plus Cruise, em inglês).
O eVTOL lift & cruise da Eve é 100% elétrico e o design mais prático para eficiência e certificabilidade. Seus motores são movidos para decolar e, os motores usados ??em altitude, uma aeronave para frente e uma aeronave usados. A empresa prevê que mais de 200 veículos devem operar até 2035, com viagens com distância entre 16 e 48 quilômetros, de 7 a 17 minutos de duração. A viagem será realizada para 4 passageiros e o piloto.
Teste de motor da aeronave
Nos últimos dias, foi realizado o primeiro teste do motor traseiro (pusher), que será responsável pela propulsão da aeronave durante o voo. O teste ocorreu na planta industrial da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Como parte da campanha de testes em solo, o objetivo foi avaliar o desempenho do motor e sua integração com a estação de controle remoto.
Quando estará disponível
A Eve tem se dedicado a promover o mercado de UAM em todo o mundo, com o compromisso de fazê-lo de forma segura e acessível para todos. O eVTOL da Companhia oferecerá voos sustentáveis a um menor custo e deve entrar em operação em 2026.
“Nossas equipes têm trabalhado arduamente para criar as melhores soluções para o ambiente global de mobilidade aérea urbana. Nossa experiência em aviação através da Embraer não apenas nos dá confiança de que estamos no caminho certo, mas também nos coloca na vanguarda do mercado. Estamos acelerando nosso engajamento com investidores e evoluindo na maturidade do projeto”, afirma André Stein, co-CEO da Eve.